Pular para o conteúdo principal

Maria Bethânia - Cânticos Preces Súplicas a Senhora Dos Jardins do Céu Na Voz de Maria Bethânia (2003)

Red Retro Vinyl Music Flyer - 1
Cada disco de Maria Bethânia tem feitio de oração para seus milhões de admiradores no Brasil e no mundo. A cantora, cujas interpretações parecem carregar uma forte dose de religiosidade a mais simples emissão de sua voz, assume de vez o caráter ecumênico de sua arte. Em seu segundo lançamento pela Biscoito Fino, Maria Bethânia apresenta “Cânticos, Preces e Súplicas à Senhora dos Jardins do Céu”, que em sua voz adquirem ainda maior intensidade – e devoção.

Nesta homenagem a Nossa Senhora, Bethânia oferece canções, novenas, ladainhas, poemas e orações à “Mãe de todo amor”. Em “Oferta de Flores”, a canção que abre o disco, Bethânia canta sob a moldura de cordas arregimentada e regida pelo maestro Jaime Alem. Trata-se de uma peça de domínio público, de intenso caráter devocional, bastante popular no Recôncavo Baiano e nas procissões de Santo Amaro da Purificação. “Ave Maria”, de Caetano Veloso, foi composta para o casamento de amigos, em Salvador, no início da década de 60. A oração, em latim, foi gravada pela primeira vez no disco tropicalista de Caetano, de 1967, e mereceu tratamento agreste do Quinteto Violado, em 1973. A versão de Bethânia ressalta um caráter brasileiramente religioso, onde o samba recompõe a liturgia tropicalista. A faixa tem a participação especial da cantora Nair Cândia.

“O Doce Mistério de Maria” é um poema escrito pelo diretor teatral Fauzi Arap, a pedido de Bethânia. Recitado pela cantora, os versos são complementados por “O Doce Mistério da Vida”, versão de Alberto Ribeiro para “Ah! Sweet Mistery of Life”, de Victor Herbert, gravada em português pela própria Bethânia, nos anos 70. “Sancta Maria” é uma novena de Santo Amaro da Purificação, musicada no século XIX, por Domingos de Farias Machado. Nas palavras de Bethânia, os trechos da novena são cantados “como a minha memória guarda da infância, quando ofertei flores, ou fui anjo, arcanjo e tive o privilégio de coroá-la”.

São ainda de Domingos de Faria Machado, as novenas “Totta Pulchra” e “És Lírio”, arranjadas para camerata, bem como o “Hino de Nossa Senhora da Purificação”, interpretada sobre o violão de Jaime Alem. “Ave Maria”, de Schubert, aparece com letra em português de Vicente Paiva e Jayme Redondo e o piano de João Carlos Coutinho. “Feitio de Oração”, parafraseando o samba de Noel, é um poema de Waly Salomão, provido de “garrafadas das maceradas ervas do breu das brenhas”. “Salve Rainha” é a conhecida oração cristã, recitada por Bethânia.

“Mãe de Deus das Candeias” tem música de Gilberto Gil para versos de romeiros, recolhidos por Bethânia. A gravação conta com a voz e o violão do próprio Gil. “Ladainha de Santo Amaro” foi escrita pela irmã Mabel Velloso, por ocasião do aniversário de 50 anos de Maria Bethânia. “Ladainha de Nossa Senhora” é recitada por Dona Canô Velloso, com acompanhamento do cravo de Eriberto Carvalho. A cantata “Magnificat”, de Johann Sebastian Bach, encerra o disco em clima de grandiosidade para além de todos os santos e credos da Bahia barroca: “Magnificat anima mea dominum”

Faixas do álbum:
01. Oferta de Flores
02. Ave Maria
03. O Doce Mistério de Maria
04. O Doce Mistério da Vida (Ah! Sweet Mystery Of Life)
05. Sancta Maria (Novena de Nossa Senhora da Purificação)
06. Ave Maria
07. Feitio de Oração
08. Totta Pulchra (Novena de Nossa Senhora da Purificação)
09. Mãe de Deus das Candeias
10. Ladainha de Santo Amaro
11. Hino de Nossa Senhora da Purificação Salve Rainha
12. És Lírio (Novena de Nossa Senhora da Purificação)
13. Ladainha de Nossa Senhora
14. Magnificat

Download:

54 MB - ZIP - MP3 - 320 Kbps

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O grande encontro - 20 anos (1 CD) (2016)

A quarta edição desse projeto histórico da Música Popular Brasileira, celebra os 20 anos de existência de O Grande Encontro. Já se passaram 20 anos, desde que antigo Ginásio Machadinho, em Natal, recebeu quatro dos mais influentes artistas brasileiros, representantes máximos de toda a força e cultura nordestina. Agora em 2016, três deles voltam a se unir mais uma vez: a paraibana Elba Ramalho e os pernambucanos, Geraldo Azevedo E Alceu Valença. Mesclando um repertório de clássicos da MPB, música nordestina e sucessos dos três artistas, este projeto é a junção de tudo o que houve de melhor das três edições anteriores. E traz ainda três faixas inéditas para enriquecer ainda mais o repertório e um cenário deslumbrante. Esse encontro histórico, que foi eternizado ao final da turnê de 1996 com um show gravado no Canecão (RJ), teve mais dois volumes, sem a presença de Alceu Valença. Agora, duas décadas após o lançamento do projeto que já vendeu mais de 2 milhões discos, Alceu volta a se unir

Roberto Carlos - Roberto Carlos (1981)

Faixas do álbum: 01. Ele Está Prá Chegar 02. Simples Mágica 03. As Baleias 04. Tudo Pára 05. Doce Loucura 06. Cama E Mesa 07. Emoções 08. Quando O Sol Nascer 09. Eu Preciso De Você 10. Olhando Estrelas Download: 96 MB - ZIP - MP3 - 320 Kbps - REMASTERIZADO MEGA - IceDrive - Degoo

Roberto Carlos - O Inimitável [1968]

Primeiro disco lançado após Roberto Carlos deixar o programa Jovem Guarda, da TV Record, "O Inimitável" é considerado o álbum de transição do cantor, embora ainda traga todas as características daquele movimento musical. Nesse álbum, Roberto Carlos usou a influência do Funk e da Tropicália para fazer a transição da Jovem Guarda que é conhecida como pós-Jovem Guarda. Logo na faixa de abertura do LP, com a impactante "E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só" (composição de Antônio Marcos), nota-se uma mudança, já que álbuns anteriores tinham canções mais ingênuas como ("Aquele Beijo que te Dei", "É Tempo de Amar" ou "Gosto do Jeitinho dela"). Este era um sinal de mudanças no repertório do músico, que gradualmente mudaria seu gênero, passando a priorizar canções mais maduras e elaboradas, seja entrando de cabeça no soul ou seja canções mais profundas e estridentes como "Se Você Pensa" e "As Curvas da Estrada de Santos" do álb