Pular para o conteúdo principal

Gal Costa - Nenhuma Dor (2021)

Red Retro Vinyl Music Flyer - 1
 É preciso, ó doce namorada, seguirmos firmes na estrada que leva a nenhuma dor. Lançados originalmente em 1967 e regravados agora por Gal Costa em dueto com Zeca Veloso, os versos do poeta piauiense Torquato Neto (1944 - 1972) inspiram o título do novo trabalho da cantora baiana. Com capa assinada pelo artista plástico Omar Salomão, o álbum Nenhuma Dor organiza os dez singles que Gal lançou aos pares nas plataformas digitais desde novembro de 2020. O lançamento oficial acontece em 12 de fevereiro também nos formatos físicos: em CD, pela Biscoito Fino. Em dez faixas, Gal faz duetos com os brasileiros Rodrigo Amarante, Seu Jorge, Silva, Criolo, Rubel, Tim Bernardes e Zé Ibarra - além do já citado Zeca Veloso, filho de Caetano Veloso. Com o português António Zambujo e com o uruguaio Jorge Drexler. A concepção e direção geral é de Marcus Preto, que detalha a seguir o processo de criação do álbum:

         Em meio à pandemia, em maio ou junho do ano passado, Gal me telefonou. Sentia que, nesses dias tão vagos de definição, um público mais jovem do que o habitual estava dando tratamento especialmente afetuoso aos artistas da sua geração. A meninada chegou mais perto do trabalho dela, do de Caetano, Milton, Gil, Chico, Bethânia. Comentei que a sensação dela estava correta e era amparada por números: nunca se consumiu tanta música de catálogo no mundo quanto agora, na quarentena. Canções que a gente já tinha na memória do afeto, trilhas de melhores e mais esperançados tempos passados, voltavam potentes para nos dar estrutura diante das incertezas. Isso me dá ainda mais vontade de trabalhar, de cantar para as pessoas. Você não acha que a música cura?, ela perguntou.

        Era o sinal de que algo estava começando.

        Dadas as limitações que o distanciamento impõe, um álbum de repertório inédito, que exigiria muitos dias de ensaio e um bocado de gente aglomerada no estúdio, estava completamente descartado. Teríamos, então, de criar algo que pudesse ser construído remotamente, cada um em seu canto. Melhor ainda: por que não partirmos para um projeto que amarrasse tanto a música da memória quanto as novas gerações?

         No geral, cada artista envolvido fez parte da produção da própria faixa, como se vê na ficha técnica. Muitos tocaram instrumentos de base, que depois ganharam arranjos de cordas de Felipe Pacheco Ventura, outro talentoso jovem músico que Gal conheceu na feitura de A Pele do Futuro. Ventura também produziu faixas inteiras, como a do Criolo e a de Zambujo, estruturada somente sobre as cordas. Alguns artistas, como Amarante e Tim, fizeram quase tudo sozinhos. Terminou por ser um trabalho colaborativo. Ouvindo as faixas, fica clara a influência monumental de Gal não apenas entre as cantoras, mas também no canto masculino da música popular brasileira. Mãe de todas as vozes, homens e mulheres.

         Este álbum nasceu, portanto, como projeto de quarentena. Nunca teve pretensão de soar como um disco de carreira, como se dizia. Não quer modificar o que se pensa sobre essa ou aquela canção clássica. Tampouco pretende definir próximos passos artísticos de Gal ou de qualquer um dos envolvidos. Nem ganhar prêmios de melhores do ano. Quer apenas ecoar, mais alto e mais longe, essa voz da memória do afeto que nos dá o colo inabalável e a força para seguirmos firmes na estrada. Sem nenhuma dor, se possível. - MARCUS PRETO

Faixas do álbum:
01. Avarandado
02. Só Louco
03. Paula e Bebeto
04. Pois É
05. Meu Bem, Meu Mal
06. Juventude Transviada
07. Baby
08. Coração Vagabundo
09. Negro Amor (It's All Over Now, Baby Clue)
10. Nenhuma Dor

Download:

81 MB - ZIP - MP3 - 320 Kbps

Comentários

  1. Viva Gal Costa !!!!🌹🌹🌹🌹

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,querido amigo,gostaria de saber da possibilidade de postar a discografia da cantora simone,anos 80 e 90.
    tô sabendo que estão proibindo discos raros,e na minha opinião esses anos foram os melhores da cantora.fico grato desde já.um grande abraço e até a proxima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O grande encontro - 20 anos (1 CD) (2016)

A quarta edição desse projeto histórico da Música Popular Brasileira, celebra os 20 anos de existência de O Grande Encontro. Já se passaram 20 anos, desde que antigo Ginásio Machadinho, em Natal, recebeu quatro dos mais influentes artistas brasileiros, representantes máximos de toda a força e cultura nordestina. Agora em 2016, três deles voltam a se unir mais uma vez: a paraibana Elba Ramalho e os pernambucanos, Geraldo Azevedo E Alceu Valença. Mesclando um repertório de clássicos da MPB, música nordestina e sucessos dos três artistas, este projeto é a junção de tudo o que houve de melhor das três edições anteriores. E traz ainda três faixas inéditas para enriquecer ainda mais o repertório e um cenário deslumbrante. Esse encontro histórico, que foi eternizado ao final da turnê de 1996 com um show gravado no Canecão (RJ), teve mais dois volumes, sem a presença de Alceu Valença. Agora, duas décadas após o lançamento do projeto que já vendeu mais de 2 milhões discos, Alceu volta a se unir

Roberto Carlos - Roberto Carlos (1981)

Faixas do álbum: 01. Ele Está Prá Chegar 02. Simples Mágica 03. As Baleias 04. Tudo Pára 05. Doce Loucura 06. Cama E Mesa 07. Emoções 08. Quando O Sol Nascer 09. Eu Preciso De Você 10. Olhando Estrelas Download: 96 MB - ZIP - MP3 - 320 Kbps - REMASTERIZADO MEGA - IceDrive - Degoo

Roberto Carlos - O Inimitável [1968]

Primeiro disco lançado após Roberto Carlos deixar o programa Jovem Guarda, da TV Record, "O Inimitável" é considerado o álbum de transição do cantor, embora ainda traga todas as características daquele movimento musical. Nesse álbum, Roberto Carlos usou a influência do Funk e da Tropicália para fazer a transição da Jovem Guarda que é conhecida como pós-Jovem Guarda. Logo na faixa de abertura do LP, com a impactante "E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só" (composição de Antônio Marcos), nota-se uma mudança, já que álbuns anteriores tinham canções mais ingênuas como ("Aquele Beijo que te Dei", "É Tempo de Amar" ou "Gosto do Jeitinho dela"). Este era um sinal de mudanças no repertório do músico, que gradualmente mudaria seu gênero, passando a priorizar canções mais maduras e elaboradas, seja entrando de cabeça no soul ou seja canções mais profundas e estridentes como "Se Você Pensa" e "As Curvas da Estrada de Santos" do álb