Pular para o conteúdo principal

Odair José - Lembranças [1974]

Em 1974, Odair José era uma espécie de galinha dos ovos de ouro da Polydor. As vendas astronômicas de seus álbuns abasteciam os cofres da gravadora para que ela bancasse, entre outras coisas, trabalhos mais experimentais de artistas como Jards Macalé, Jorge Mautner e até mesmo Caetano Veloso, que não era um grande vendedor. Também por isso, Odair era tratado pela empresa com todo o zelo. No comecinho daquele ano, André Midani enviou o jornalista e produtor Nelson Motta à casa do cantor. Queria entender melhor quem ele era, o que ouvia, que ideias tinha na cabeça. Para, a partir disso, descobrir o que poderia ser aperfeiçoado.

Depois da análise, Nelsinho chegou à conclusão: Odair cantava mal. Indicou imediatamente as aulas de dona Fernanda, uma italiana que dava técnica vocal aos atores da Rede Globo. Valeu a pena. Graças a essas aulas, Odair está cantando melhor do que nunca no álbum "Lembranças", seu terceiro na Polydor. Os arranjos, desta vez, ficaram por conta de José Roberto Bertrami. Hyldon afirma que, desde o trabalho anterior, todos os álbuns de Odair contariam também com os vocais dos grupos Golden Boys e Trio Esperança. E com a percussão de Hermes, Chacal e Ariovaldo, músicos ligados a Tim Maia e Jorge Ben Jor.

Usando o mesmo esquema de "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)", um compacto com "Amantes" e "A Noite Mais Linda do Mundo" saiu meses antes do LP cheio, para esquentar o lançamento. A censura, que não largava mais o pé do compositor, obrigou que a canção "A Primeira Noite de um Homem" tivesse seu título alterado para "Noite e Desejo". E, mesmo assim, proibiu sua execução nas rádios. Na capa, Odair surge de peruca. Recém-separado da mulher, a cantora Diana, ele passava por uma fase difícil. E foi convencido pelo amigo Wagner Montes (que, anos antes de se tornar jurado de Silvio Santos, era uma espécie de braço-direito de Odair) a raspar a cabeça em uma sessão de umbanda.

Faixas:
01. Lembranças
02. Noite de desejos
03. A saudade vai mexer com a gente
04. Alegria triste
05. Amantes
06. Barra pesada
07. Cotidiano n°3
08. Você que já foi tudo pra mim 
09. Eu ainda te amo
10. Seja o que deus quiser 
11. Eu preciso de você
12. A noite mais linda do mundo (Felicidade) 

Baixar:

101 MB - ZiP - MP3 - 320 Kbps - REMASTERIZADO



Comentários

Álbuns mais baixados

Zé Ramalho - 20 Anos - Antologia Acústica (1997)

“Antologia Acústica” é uma coletânea do cantor Zé Ramalho, lançada em 1997. O disco dividido em duas partes, reúne os maiores sucessos do cantor em seus 20 anos de carreira, com canções como “Avôhai”, “Chao de Giz”, “Bicho de 7 Cabecas”, e entre outras. Faixas: CD 1: 01. Avôhai 02. Chão de Giz 03. Beira Mar 04. Vila do Sossego 05. Canção Agalopada 06. A Terceira Lâmina 07. Eternas Ondas 08. Garoto de Aluguel 09. Táxi Lunar 10. Kryptônia CD 2: 01. Frevo Mulher 02. Banquete de Signos 03. Força Verde 04. Admirável Gado Novo 05. Galope Rasante 06. Bicho de Sete Cabeças 07. Mulher Nova, Bonita e Carinhosa, Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor 08. Pepitas de Fogo 09. Jardim das Acácias II 10. Batendo na Porta do Céu [Knockin' on Heaven's Door] Baixar: 165 MB - ZiP - MP3 - 320 Kbps Google Drive - Box - MEGA

O grande encontro - 20 anos (1 CD) (2016)

A quarta edição desse projeto histórico da Música Popular Brasileira, celebra os 20 anos de existência de O Grande Encontro. Já se passaram 20 anos, desde que antigo Ginásio Machadinho, em Natal, recebeu quatro dos mais influentes artistas brasileiros, representantes máximos de toda a força e cultura nordestina. Agora em 2016, três deles voltam a se unir mais uma vez: a paraibana Elba Ramalho e os pernambucanos, Geraldo Azevedo E Alceu Valença. Mesclando um repertório de clássicos da MPB, música nordestina e sucessos dos três artistas, este projeto é a junção de tudo o que houve de melhor das três edições anteriores. E traz ainda três faixas inéditas para enriquecer ainda mais o repertório e um cenário deslumbrante. Esse encontro histórico, que foi eternizado ao final da turnê de 1996 com um show gravado no Canecão (RJ), teve mais dois volumes, sem a presença de Alceu Valença. Agora, duas décadas após o lançamento do projeto que já vendeu mais de 2 milhões discos, Alceu volta a se unir